O egoísmo
Jesus vos deu o exemplo de caridade e Pôncio Pilatos o do egoísmo; pois quando o Justo vai percorrer as santas estações do seu martírio, Pilatos lava as mãos dizendo: "Que me importa!" E diz aos judeus: "Este homem é justo; por que quereis crucificá-lo?" E, entretanto, deixa que o conduzam ao suplício.
É a esse antagonismo da caridade e do egoísmo, à invasão do coração humano por essa chaga moral que se deve atribuir o fato de não haver ainda o Cristianismo desempenhado por completo a sua missão. Cabe a vós, novos apóstolos da fé. que os Espíritos Superiores esclarecem, o encargo e o dever de extirpar esse mal, a fim de dar ao Cristianismo toda a sua força e desobstruir o caminhos dos obstáculos que lhe entravam a marcha. Expulsai o egoísmo da Terra, para que ela possa gravitar na escala dos mundos, porque já é tempo de a Humanidade envergar sua veste viril e, para isso, é preciso que primeiro o expulseis do vosso coração. - Emmanuel (1). [Paris, 1861]
==============================
Minhas Notas:
(1) Quando indagado se o "Emmanuel" que assina este capítulo era o seu mentor, o médium Francisco Cândido Xavier afirmou: "Creio que sim. Conservo para mim a certeza de que ele, Emmanuel, terá participado da equipe que colaborou na estrutura da codificação da Doutrina Espírita. A mensagem intitulada 'O Egoísmo', (…) em que se faz referência a Pilatos, é de autoria do nosso benfeitor espiritual, não tenho dúvidas a este respeito".
A afirmação acima foi realizada em entrevista dada a Fernando Worm, inserida na página 170 do livro "Lições de Sabedoria - Chico Xavier", nos 23 anos da "Folha Espírita", de Marlene Rossi Severino Nobre, editado pela "Folha Espírita" em 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário