Pesquisar

Se quiser, digite seu e-mail para receber atualizações deste blogue:

Se quiser, digite seu e-mail para receber atualizações:

sábado, 3 de outubro de 2015

Mediunismo

Mediunismo


Neste livro dedicado ao estudo do fenômeno mediúnico, redigido no estilo de perguntas e respostas, Ramatis e seu médium, Hercílio Maes, dissecam e desmistificam esse assunto tão relevante no âmbito da doutrina espírita.

Demonstrando tecitura mental acima da ortodoxia e dos convencionalismos que permeiam mesmo as paragens libertadoras do Espiritismo, os autores navegam por assuntos cujo conhecimento invoca paciente meditação.

Todas as criaturas são médiuns? Como o comportamento do médium na vida cotidiana influencia seu trabalho e seu desenvolvimento? Qual o melhor ambiente para o desenvolvimento mediúnico? O que é e que papel tem o animismo nas comunicações?  E a mistificação? Por que acontece? Quanto aos tipos de mediunidade - a intuitiva, a de efeitos físicos, a sonambúlica, entre outras - o que há a dizer sobre eles? Que vícios envolvem as seções mediúnicas, desde seus rituais de abertura, até o comportamento dos médiuns e  dos demais presentes? Qual o papel dos guias ou mentores? O que eles esperam de seus médiuns?

Essas e outras questões pertinentes são destrinchadas por Ramatís, sob a caneta de Hercílio Maes. Sem dúvida alguma, paira sobre o livro uma mensagem clara de que mediunidade não é privilégio; é responsabilidade; que o médium não é nenhum ser que galgou degraus diferenciados de evolução, mas, geralmente, o oposto, um ser humano comum, no entanto muito comprometido carmicamente, e que deve aproveitar ao máximo essa existência para dar o salto espiritual que planejou em seus preparativos pré-encarnatórios, através do estudo incessante e do trabalho desinteressado no serviço ao próximo.

"Mediunismo" é, por tudo isso, uma obra fundamental para todo médium em desenvolvimento (e qual médium não está em desenvolvimento? E quem não é médium?). Complemento indispensável para "O Livro dos Médiuns", de Allan Kardec.

-------------------------------------------
Edição utilizada neste blogue:

Mediunismo
Livraria Freitas Bastos SA - Solivro Gráfica e Editora Ltda.
pelo espírito Ramatís, psicografada por Hercílio Maes.
3a edição, 1978.

* Obs: a foto ilustrativa acima é de edição mais recente, da "Editora do Conhecimento"


Nenhum comentário:

Postar um comentário