Pesquisar

Se quiser, digite seu e-mail para receber atualizações deste blogue:

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Rindo e Refletindo com Chico Xavier - Volume I

Rindo e Refletindo com Chico Xavier - Volume I:


- "Não julgue um livro pela capa" - diz o ditado. Pois não dei bolas ao ditado! E caí da cadeira - no bom sentido - ao ler "Rindo e Refletindo com Chico Xavier". Envolvido pelo título e pela caricatura descontraída da capa, imaginei tratar-se de um conjunto de passagens pitorescas da vida do memorável médium brasileiro, talvez beirando o anedotário inofensivo, talvez dirigidas para o público infantil.

Porém, o que encontrei não foi nem uma nem outra coisa. A obra de Richard Simonetti conta, sim, passagens da vida do querido missionário do cristianismo no Brasil, mas está longe de procurar a comicidade ou de dirigir-se aos leitores de mais tenra idade.

Se nos surpreendemos sorrindo durante a leitura, é porque a vida de Chico Xavier é um exemplo vivo de humildade e de bondade que contamina a alma do leitor e faz aí primeiro brotar um sorriso de felicidade que acaba por se exteriorizar inevitavelmente pelos cantos da boca. Nesse livro são narrados célebres episódios da vida do médium, como a conhecida história da água santa, o caso da pulga do leão e o pedido de Chico ante o Divino para prevenir um "formigocídio". Quem já conhece essas histórias, entre outras, reviverá momentos de abençoada lição; quem não conhece, lucrará em aproveitar a oportunidade de conhecer.

Mas a riqueza dessa obra despretenciosa não está somente no encanto que a conduta moral do apóstolo mineiro já representa por si só; Richard Simonetti aproveita esses acontecimentos para compartilhar, com clareza e maturidade, reflexões sensatas balizadas nas luzes do Evangelho de Jesus e da doutrina espírita.

Leitura recomendada, que combina simplicidade, profundidade e esclarecimento.

-------------------------------------------
Uma edição sugerida:

Rindo e Refletindo com Chico Xavier
Editora CEAC.
Richard Simonetti
2010.

2 comentários:

  1. Gilberto,
    Conheço muito mal Chico Xavier. Só através das publicações de amigos nas redes sociais descubro (muito pouco) das citações que ele nos deixou.
    A sua publicação despertou o meu interesse em conhecê-lo melhor! Tentarei encontrar a publicação deste lado do oceano.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dulce, acho que todos nós, mesmo aqui, na pátria terrena de Chico Xavier, apenas conseguimos vislumbrar de muito longe a grandiosidade desse espírito luminoso... Mas qualquer esforço por conhecê-lo melhor, sem dúvida, será compensado com revelações e exemplos magníficos!

      Excluir