Pesquisar

Se quiser, digite seu e-mail para receber atualizações deste blogue:

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Santa Aliança - Os sete ensinamentos iniciais

(Os sete ensinamentos que poderiam ser dados a conhecer às massas que se aproximassem voluntariamente dos núcleos da "Santa Aliança" (1), em "Harpas Eternas", de Hilarión do Monte Nebo/Josefa Rosalía Luque Alvarez, Volume III. Editora Pensamento. São Paulo. 9a edição. 2012)


1 - A imortalidade da alma humana, e seu progresso constante através de múltiplas existências físicas, com o fim de conquistar sua própria felicidade;

2- A Suprema Potência, Deus, é o Bem, é o Amor, é a Justiça, e gravou na própria essência da alma humana o princípio eterno que é a sua única Lei: "Não faças a outro o que não queres que te façam." As dores, os males, as chamadas desgraças ocorridas às criaturas, nãos são castigos dessa Suprema Potência. São apenas conseqüências das transgressões do homem à Divina Lei, não apenas na vida presente, como também numa anterior.

3- Para a Suprema Potência - Deus - não existem seres privilegiados, porque essa afirmação seria uma negação do Amor e da Justiça Divina, a derramar-se por igual sobre toda criatura emanada d'Ele. Há unicamente o Bem, atraído e conquistado através do acerto e da retidão no modo de pensar e de agir.

4- A alma humana é livre para agir bem ou mal. Se age de acordo com o bem, conquista o bem. Se age de acordo com o mal, atrai o mal.

5- A morte destrói tão-só o corpo material, e dá liberdade ao espírito, que continua vivendo ligado, através do Amor, aos que foram em vidas físicas seus afins, amigos ou familiares, aos quais continua prestando apoio e cooperação em toda obra de bem e de justiça. São os anjos tutelares mais íntimos dos quais falam todas as religiões.

6- Sofrimento eterno não existe nem pode existir, porque a eternidade é somente de Deus, que é Bem Supremo, e tudo, absolutamente tudo, há de voltar para Ele. O próprio sofrimento na vida física, continua depois da morte apenas temporariamente, até que a Inteligência sofredora tenha compreendido a causa e aceito os efeitos como meios de reparar o mal causado.

Uma vez reparados os efeitos causados pela má ação praticada, a alma continua seu eterno caminho com maiores facilidades e luzes, em razão da experiência adquirida.

7- Sendo Deus, Amor Supremo, que só pela expansão de seu Amor dá vida a tudo quanto existe, sem nada pedir nem esperar de suas criaturas a não ser que sejam eternamente felizes, deduz-se que as faltas contrárias ao Amor devem ser as que atraem para a alma mais dolorosas conseqüências. Em compensação, as obras de Amor, grandes ou pequenas, são as que atraem maior progresso, maior conhecimento e mais felicidade.

========================
Minhas Notas:

(1) "Santa Aliança" é o nome dado à associação de pessoas, lideradas por Jesus desde o início de sua vida adulta, a partir dos 21 anos de idade, e cuja função, segundo o Mestre, seria a de difundir entre a população de diversas regiões do mundo, os princípios da Sabedoria Divina, para que o conhecimento da Eterna Verdade libertasse corações e almas das ilusões impostas pela vida material.

Muitos daqueles que se vinculavam à Santa Aliança, no entanto, eram hebreus que esperavam, erroneamente, dessa instituição de fins espirituais e amorosos, que fosse a organização beligerante que os libertaria do jugo romano através das armas e da guerra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário