Pesquisar

Se quiser, digite seu e-mail para receber atualizações deste blogue:

sábado, 4 de abril de 2015

Dez Mandamentos - Duas versões



A Bíblia de Jerusalém, Editora Paulus. 1a edição. 2002. São Paulo - Brasil. 

Êxodo: 20: 1-17 


Deus pronunciou todas estas palavras, dizendo: "Eu sou Iahweh teu Deus que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão.

Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem esculpida de nada que se assemelhe ao que existe lá em cima nos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra.
Não te prostrarás diante desses deuses e não os servirás, porque ao eu, Iahweh teu Deus, sou um Deus ciumento, que puno a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira geração dos que me odeiam, mas que também ajo com amor até a milésima geração para com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
Não pronunciarás em falso o nome de Iahweh teu Deus, porque Iahweh não deixará impune aquele que pronunciar em falso o seu nome.
Lembra-te do dia do sábado, para santificá-lo. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. O sétimo dia, porém, é o sábado de Iahweh teu Deus. Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu animal, nem o estrangeiro que está em tuas portas. Porque em seid dias Iahweh fez o céu, a terra, o mar e tudo o que eles contêm, mas repousou no sétimo dia; por isso Iahweh abençoou o dia do sábado e o consagrou.
Honra a teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que Iahweh teu Deus te dá.
Não matarás.
Não cometerás adultério.
Não roubarás.
Não apresentarás um testemunho mentiroso contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença a teu próximo.

Moisés, o Vidente do Sinai . Psicografia de Josefa Rosalía Luque Alvarez. Pelo espírito Hilarión de Monte Nebo. Editora Pensamento. 9a edição. 1999. São Paulo - Brasil (a), (b).


Eu sou o Senhor vosso Deus que vos ama acima de todas as coisas e quer o vosso amor, ilimitada confiança e constante fidelidade.

Eu sou o Senhor vosso Deus, e não tereis deuses em vossa vida porque Eu sou a verdade, a luz e a felicidade perdurável e eterna. Sou vossa origem e vosso fim.

É essa a minha lei única, imutável, invariável e eterna:

1°. Ama-me acima de tudo quanto existes, porque Eu Sou teu Deus e tu és meu filho.
2°. Não tomarás meu nome para falsidade nenhuma, porque Eu Sou a Verdade.
3°. Consograrás a mim um dia na semana e será para descanso de teu corpo e alegria de teu espírito.
4°. Depois de Mim, darás a teus pais as dádivas de tua reverência e do teu amor em todos os dias da tua vida.
5°. Não matarás a nenhum semelhante teu, porque Eu Sou o senhor de toda vida.
6°. Não cometerás adultério nem ato algum que ofenda o pudor e a dignidade humana.
7°. Não tomarás nada alheio sem a vontade do seu dono.
8°. Não levantarás calúnia nem falso testemunho contra teus semelhantes.
9°. Não desejarás os bens alheios nem porás teu desejo em nada que pertença a teu próximo.
10°. Não farás nunca, jamais, o que não queres que seja feito contigo.

Tal é o resumo de toda minha lei.

============================
Minhas notas:

(a) A versão original é a obra em língua espanhola: Moises, el Vidente del Sinaí. Piscografia de Josfa Rosalía Luque Alvarez. Pelo Espírito Hilarión de Monte Nebo. Editorial Kier S. A. 3a edición. 1981. Buenos Aires - Argentina.

O texto original é transcrito abaixo:

Yo soy el Señor Dios vuestro que os ama sobre todas las cosas y quiere vuestro amor, ilimitada confianza y constante fidelidad.

Yo soy el Señor Dios veustro y no tendréis otros dioses en vuestra vida porque Yo Soy la Verdad, la Luz, el Bien y la Felicidad perdurable y Eterna. Soy vuestro origen y vuestro fin.

Y ésta es mi Ley única, inmutable, invariable y eterna.

1°. Ámame sobre todo cuanto existe porque Yo Soy tu Dios y tú eres mi hijo.
2°. No tomará mi nombre para falsedad ninguna porque Yo Soy la Verdad.
3°. Me consograrás un día en la semana y será para descanso de tu cuerpo y alegría de tu espíritu.
4°. Después de Mí, darás a tus padres los dones de tu reverencia y de tu amor en todos los días de tu vida.
5°. No matarás a ningún semejante tuyo, porque Yo Soy el dueño de toda vida.
6°. No cometerás adulterio ni acto alguno que ofenda el pudor y dignidad humana.
7°. No tomarás nada ajeno sin la voluntad de su dueño.
8°. No levantarás calumnia ni falso testimonio en contra de tus semejantes.
9°. No desearás los bienes ajenos ni pondrás tu deseo en nada que pertenezca a tu prójimo.
10°. No harás, nunca jamás, lo que no quieras que se haga contigo.

Tal es el resumen de toda mi ley.

(b). Como fonte das informações relatadas em "Moisés, o Vidente do Sinai", Hilarión de Monte Nebo faz referência aos "Arquivos de Luz Eterna" que, conforme fica claro em outra obra sua, são o mesmo que se entende na teosofia por registros akásicos ou akáshicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário