Pesquisar

Se quiser, digite seu e-mail para receber atualizações deste blogue:

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Renúncia

Renúncia:


Um poema em forma de romance escrito pelo espírito Emmanuel através do médium Francisco Cândido Xavier. Emmanuel conta a história de Alcione, um anjo, um espírito já desobrigado dos vínculos encarnatórios, mas que se submete a tomar um corpo material para socorrer seu amado, o espírito de Pólux, que ainda enfrenta a necessidade de realizar tarefas redentoras no plano físico.

O Romance é uma narrativa cativante, poética, que ensina através do exemplo de vida de um espírito de coração puro; que ensina como é viver em sintonia perene com o Anjo dos anjos, o Divino Mestre Jesus.

A firmeza moral com que Alcione exemplifica a renúncia em favor da Vontade Divina em todos os seus atos é, talvez, o grande ensinamento deste livro. Ela nos demonstra que é possível renunciar provisoriamente a tudo que mais amamos neste mundo, certos de que o Pai não privará da felicidade e da comunhão eterna com os entes queridos, aqueles que se privam da momentânea ilusão de alegria na existência corpórea, por amor ao próximo, por a mor ao dever, por amor à Verdade e a Deus.

Melhor que ninguém, o próprio autor ilumina nossa percepção sobre o alcance e a finalidade desta obra. Os trechos a seguir são extraídos do capítulo inicial do livro:

"Este é um livro de sentimento, para quem aprecie a experiência humana através do coração. Em particular, falará a todos os que se encontrem encarcerados, sentenciados, esquecidos daquele amor que cobre a multidão dos pecados, consoante os ensinamentos de Jesus."

"É razoável que se não possa negar o caráter incorruptível da Justiça, porém, não se deverá esquecer o otimismo, a confiança, a dedicação e todas as energias que o amor procura despertar no âmago das consciências."

"Para as almas sinceras, que ainda solucem nos laços do desânimo e desalento, a história de Alcione é um bálsamo reconfortador. Naturalmente que ela própria, qual amorosa visão da Espiritualidade eterna, emergirá das páginas luminosas da sua experiência, perguntando ao leitor que se sinta oprimido e exausto:

- Por que reténs a noção dos castigos implacáveis, quando Nosso Pai nos oferece o manancial inexaurível do seu amor? Por que atribuís tamanha importância ao sofrimento? Levanta-te! Esqueceste Jesus? Já que o Mestre padeceu por todos, sem culpa, onde estás que não sentes prazer em trabalhar, de qualquer forma, por amor ao seu nome?

A psicologia de Alcione é bem mais complexa do que se possa imaginar ao primeiro exame. Na grandeza da sua dedicação, vemos o amor renunciando à glória da luz, a fim de se mergulhar no mmundo da morte. Com seu gesto divino, a Terra não é apenas um lugar de expiação destinado a exílio amarguroso, mas, também, uma escola sublime, digna de ser visitada pelos gênios celestes. Dentro dos horizontes do Planeta, ainda vigem a sombra, a morte, a lágrima... Isso é incontestável. Mas, quem seguir nas estradas que Alcione trilhou, converterá todo esse patrimônio em tesouros opimos para a vida imortal.

Aqui, pois, oferecemos-te, leitor amigo, tão velhas recordações.

Crê, no entanto, que, por velhas, não são menos preciosas. São heranças sagradas do escrínio do coração, jóias de subido valor que espalharemos a esmo, recordando que, se muita gente presume haver alcançado os êxitos retumbantes e a felicidade ilusória no campo vasto do mundo, em verdade ainda não aprendeu nem mesmo a estabelecer a vitória da paz, na experiência sagrada que se verifica entre as paredes de um lar.

Pedro Leopoldo, 11 de janeiro de 1942.

Emmanuel."

-------------------------------------------
Uma edição sugerida:

Renúncia
Federação Espírita Brasileira.
Emmanuel. Psicografado por Francisco Cândido Xavier.
36a edição. 2013

2 comentários:

  1. Oi Gilberto,que bom você estar divulgando todos esses livros maravilhosos.
    Como disse à você,minha filha dá aulas na Federação Espírita de S.Paulo,que começaram ontem com uma sala contendo 55 alunos.
    Não é maravilhoso?
    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carmen. É uma alegria saber que esse curso se iniciou. É realmente maravilhoso! Que Deus ilumine o caminho de sua filha e de seus alunos!

      Excluir