Pesquisar

Se quiser, digite seu e-mail para receber atualizações deste blogue:

Se quiser, digite seu e-mail para receber atualizações:

domingo, 10 de junho de 2012

Capítulo XIV - Honrai a vosso Pai e a vossa Mãe

1. Sabeis os mandamentos: não cometereis adultério; não matereis; não roubareis; não prestareis falso testemunho;  não fareis mal a ninguém; honrai a vosso pai e a vossa mãe (S. Mateus, 10:19; S. Lucas, 18:20; S. Mateus, 19:18 e 19.)

2. Honra a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes muito tempo na terra que o senhor Deus vos dará (Decálogo; Êxodo, 20:12.)

Piedade Filial

3. O mandamento "Honrai a vosso pai e a vossa mãe" é uma consequência da lei geral de caridade e de amor ao próximo, visto que não pode amar o seu próximo aquele que náo ama a seu pai e a sua mãe; mas, o terno "honrai" encerra um dever a mais para con eles: o da piedade filial. .Deus, desea forma, quis mostrar que ao amor devem juntar-se o respeito, as atenções, a submissão e a condescendência, o que implica a obrigação e cum´rir-se, para com eles, de modo ainda mais rigoroso, tudo que a caridade ordena em relação ao proximo em geral. Esse dever se estende às pessoas que fazem as vezes de pai e de mãe, e que têm tanto mais mérito, quanto menos obrigatório é o seu devotamento. Deus pune sempre com rigor toda violação desse mandamento.

Honrar a seu pai e a sua mãe não consiste apenas em respeitá-los. é também assisti-los na necessidade. é proporcionar-lhes repouso na velhice. é cercá-los de cuidados como ele fizeram conosco, na infância.

09/06/2012, às 14:30 h., após oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário